O Rosa Confiável


Este é um projeto que criei na escola onde leciono para trabalhar com as crianças e com suas famílias sobre o Câncer de Mama, e as maneiras de preveni-lo, tratá-lo; com ele lidar!


APRESENTAÇÃO

“Se amar não nos custa nada, significa que não se ama de verdade”. Santa Gianna Beretta Molla

O crescente número de casos de Câncer de Mama entre pessoas próximas a mim levou-me a pensar em uma maneira de aproximar as pessoas – todas as que eu pudesse-, da imensa possibilidade da cura.
Como professora tanto como mulher, é inaceitável que, diante de tal realidade, haja de minha parte inércia ou mesmo descaso com a realidade. O câncer de mama é uma realidade dolorosa, mas é também curável.
Após muito ler sobre o projeto, que embora patrocinado pela Planned Parenthood, tem uma causa importante a ser divulgada, percebi que havia uma real necessidade de ensinar e formar os alunos, para que estes, como multiplicadores, repassassem às suas famílias a possível cura deste mal; as maneiras de prevenir a doença; a necessidade da prática de exercícios e, sobretudo, levar a quem tem sofrido com a doença, um pouco de esperança e apoio, sem, contudo, nenhuma ligação com a instituição supracitada.
É necessário que as pessoas, principalmente nós, professores, tenhamos a consciência de que devemos, por obrigação e por amor, formar nossos alunos: conferindo-lhes, é claro, o conteúdo historicamente acumulado, mas também formá-los no coração, no espírito, não deixando nunca de inserir neles a confiança, a esperança, a caridade! Ser professor, sem antes averiguar se quer e é capaz de atravessar com os alunos e com suas famílias uma terra íngreme, sim, mas repleta de descobertas e gratidão, é negligenciar a si mesmo, à sociedade, às suas crenças, ao seu caráter.
Todos os motivos seriam amplamente válidos para justificar tal projeto, sobretudo quando tudo se fala de vida. E embora nem todos tenham exímia preocupação com a vida humana desde sua concepção até seu fim natural, eu, como professora, assumi desde o dia em que desejei, pela primeira vez, lecionar, que minha vocação só valeria a pena se vivida integralmente pelo bem comum, pelo cuidado com meus alunos e pela preservação daquilo que é bem inalienável: a vida!
O projeto tem, portanto, um compromisso de vida com meus alunos, com suas famílias, com seus futuros! E isso é tão importante quanto a gramática que eu religiosamente ensino; tão importante quanto a álgebra aprendida.






























JUSTIFICATIVA
Em razão da proximidade do “Outubro Rosa”, mês de combate ao câncer de mama e o número de casos da doença estarem crescendo no mundo, e da proximidade desta realidade aos alunos da comunidade escolar, observou-se a necessidade de informar e instruir a prevenção e tratamento deste mal.




























OBJETIVO
Informar e conscientizar os alunos e a comunidade sobre os meios preventivos de uma doença que causa uma grande quantidade de óbitos, mesmo tendo um tratamento eficaz, quando detectado no início.






























O ROSA CONFIÁVEL: SÃO PAULO DA CRUZ CONTRA O CÂNCER DE MAMA

O estilo de vida da sociedade mudou muito nas últimas décadas, as mulheres, em especial, passaram a sofrer mais com estresse e hábitos prejudiciais à saúde, como fumar, e consumir bebida alcoólica em excesso, maior exposição a poluentes e à radiação aumentam o número de casos.
O câncer é o resultado do crescimento descontrolado de algumas células do nosso corpo que se multiplicam sem parar e formam tumores malignos. Ele atinge principalmente mulheres acima de 40 anos, mas também pode aparecer em jovens.
O câncer de mama é uma das maiores causas de morte de mulheres no mundo, apesar de ser uma doença com alta chance de cura, desde que descoberta no início. Tais casos possuem 95% de chance de cura, quando detectados no início.

O Outubro Rosa

Outubro é o mês de conscientização e combate do câncer de mama. O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades nesta luta.
Este movimento teve início na década de 90 nos Estados Unidos, onde vários Estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e ou mamografia no mês de outubro. Tal campanha, responsável direta pela articulação dessas inúmeras iniciativas, logo atravessou as fronteiras.
Hoje no Brasil e em vários outros países ganha vida este movimento que dura o mês inteiro e busca alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, que é o segundo mais recorrente no mundo, perdendo apenas para o de pele. As ações realizadas contribuem para o aumento da consciência sobre os riscos de uma doença que ainda faz tantas vítimas pelo mundo afora. Estudo do Instituto Nacional de Câncer (Inca) indica que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano em nosso país.
São inúmeras e diversas as ações que compõem o movimento "Outubro Rosa", mas todas direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. O uso dos laços rosa, a organização de corridas e caminhadas e a ação de iluminar de rosa prédios públicos, pontes e monumentos são todas iniciativas muito válidas para chamar atenção de todos para o problema.


























METODOLOGIA

A metodologia utilizada é parcialmente interacionista, que embora se valha do protagonismo do aluno, é permeada também da necessidade do professor que fará, com esse aluno, um trabalho conjunto de pesquisa, sensibilização, conscientização da proximidade dessa doença com seu cotidiano, e o avanço do número de casos. Com o objetivo de formar um aluno crítico, com iniciativas e atitudes sociais que visem promover o bem individual e social.


PROCEDIMENTOS
ü  Propor uma reflexão dos alunos a fim de diagnosticar seus conhecimentos prévios e vivências sobre o assunto.
ü  Proximidade e sensibilização dos alunos com a doença através de entrevista com pessoas que tenham convivido com a situação.
ü  Análise estatística sobre o número de casos de câncer.
ü  Instruir os alunos com conceitos do que é a doença e como preveni-la.
ü  Confeccionar cartazes e camisetas para a caminhada de conscientização da comunidade.
ü  Caminhada e Palestra para finalização.

Recursos:
Aplicativos:
Microsoft Office Word
Microsoft Office Picture Manager
Windows Movie Maker
Internet Explorer
Permanente:
Computadores
Impressora
Máquina fotográfica digital
Datashow

Consumo:
Tonner para impressão
Papel Sulfite A4
Papel Almaço
Cartolina (Cores Variadas)
Papel Cartão (Cores variadas)
Papel Espelho (Cores variadas)
Camisetas
E.V.A.
Envelope branco
Papel Fotográfico
Alfinete pequeno;
Fita de cetim rosa (2,5 cm);
Tinta de tecido rosa;
Tinta de tecido azul claro;
Tinta de tecido preta;
Tinta de azul escuro;
Caneta de tecido preta;
Caneta de tecido azul escuro;
Caneta de tecido rosa;
Caneta de tecido vermelho;
Caneta de tecido amarelo;
Caneta de tecido verde.
TNT Rosa (Pink)









AVALIAÇÃO

Para que a avaliação seja satisfatória e seguindo as sugestões do Referencial Curricular, sugerimos que a avaliação se realize em suas quatro esferas:
ü    Avaliação diagnóstica – em geral, é inicial e tem por objetivo averiguar os conhecimentos que os alunos já possuem adquirido nas etapas anteriores do processo de ensino/aprendizagem;
ü    Avaliação formativa – no recorrer do processo de ensino, para que o professor visando conhecer informações para um possível replanejamento, se necessário;
ü    Avaliação somativa – ao final do processo e tem como objetivo identificar o conhecimento assimilado pelos alunos, se satisfatório;
ü    Auto-avaliação – estimulando a auto-análise e auto-crítica tanto de alunos como de professores.



















CRONOGRAMA

Período
Atividades
De 08 a 19
Sondagem com os alunos a respeito do tema. Roda de conversas; relatos pessoais; entrevistas com pessoas atingidas pela doença. Chegada do material de divulgação enviado pelo Grupo Avon em parceria com o Outubro Rosa.
De 22 a 26
Atividades conceituais: Definições do que é o Câncer e suas variações; estatísticas; produções de texto; prevenção;  tratamento e hospitais do Câncer.
De 29/10 a 13/11
Criação de Arte para a camiseta; confecção de cartazes e da camiseta em. Contato com os pais e familiares; distribuição de folders
14/nov
Encerramento com Caminhada pelo bairro e palestra com Professor Doutor Eduardo Blanco Cardoso, médico especialista em ginecologia, obstetrícia e mastologia.



















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

LAKATOS, E. M; MARCONI M. de A.  Metodologia científica.  São Paulo:
Atlas, 1991.
SEVERINO, Antônio Joaquim.  Metodologia do trabalho científico. 14.   Ed. São Paulo: Cortez/ Autores Associados, 1996.

< http://www.moginews.com.br/materias/matimp.aspx?idmat=133372>




0 comentários:

Postar um comentário